SAIBA COMO PROTEGER SEU GATO DOS PERIGOS DAS FESTAS!!! – SirDog

SAIBA COMO PROTEGER SEU GATO DOS PERIGOS DAS FESTAS!!!

9 passos para proteger o seu cão do barulho dos fogos.
21 de dezembro de 2017
REMOÇÃO DE URÓLITOS (CÁLCULOS) URETRAIS E VESICAIS
18 de janeiro de 2018
Exibir tudo

Passamos pelas festas de final de ano e nesta época é comum termos em casa fios, fitas e afins devido ao grande número de embrulhos e de presentes trocados nesta ocasião e isso faz com que nossas casas se tornem um grande perigo para os pets, principalmente para os gatos pois eles gostam de brincar com fios e fitas e acabam engolindo esses “enfeites”. Isso gera o que chamamos de corpo estranho linear que é quando o fio ou fita fica preso em determinado ponto do trajeto digestivo, mas o restante do objeto continua no trânsito do intestino que tenta leva-lo adiante, em gatos é bastante comum ficarem presos sob a língua, e o restante segue para o estômago e intestino. Nessas situações o que acontece com ele é semelhante ao que acontece com uma calça de agasalho quando puxamos a corda do quadril: o intestino fica plissado, mas o fio acaba cortando o intestino em vários pontos, pois ele não é tão resistente como a calça.
A ingestão de um corpo estranho linear pode fazer com que o nosso animalzinho tenha dores, deixe de comer, tenha vômitos e/ou diarreia podendo até chegar a óbito se o problema não for logo detectado.
Após a realização de exames como ultrassom abdominal e com o diagnóstico definido, precisamos agir rápido e remover cirurgicamente o objeto e dependendo da lesão provocada é necessária também a remoção de parte do intestino do animal.
Por isso, reforço a importância de armazenarmos corretamente em nossa casa fios e fitas, não deixando-os com fácil acesso para evitarmos este tipo de acidente, mas caso ocorra a ingestão acidental é importante que o dono do pet se atente aos sintomas e procure ajuda de um veterinário o mais rápido possível.
Ilustrando este texto temos duas fotos: a primeira de um gato que ingeriu mais de 40 cm de linha, que ficou presa sob a  língua, terminando no intestino delgado e a segunda de uma gata que ingeriu parte de uma fita de presente (maior do que ela) e foi retirada do intestino delgado. Ambos os gatos ficaram bem, sem graves problemas graças à atenção e rápido socorro por parte dos seus donos.
Mas não é só no final de ano que utilizamos fios e fitas em casa. É muito comum guardarmos este tipo de objetos para utilizarmos em outras ocasiões, portanto todo cuidado é pouco!

Por favor divulguem essa informação, especialmente para quem tem ou ama gatos, eles são as maiores vítimas dos corpos estranhos lineares!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *